Bibliografias

Son Goku
Originalmente batizado como Kakarotto (em japonês: カカロット?), Goku é membro de uma raça fictícia de extraterrestres, os Saiyajins. Logo após seu nascimento, Goku é enviado à Terra, para destruir as formas de vida locais e preparar o planeta para venda no mercado intergalático. Graças a uma pancada na cabeça que lhe causa amnésia, Goku esquece sua missão e passa a ter como objetivo se tornar mais forte, simplesmente pelo prazer da tarefa. No início da série, Goku conhece uma adolescente extremamente inteligente chamada Bulma, o ladrão Yamcha e duas criaturas transmorfas, Oolong e Pual. Também encontra um de seus melhores amigos, Kuririn, e outros guerreiros durante seu treinamento. Ao participar de diversos torneios de artes marciais, Goku também enfrenta seus futuros aliados Tenshin Han e Chaos, assim como Piccolo.
Já adulto, Goku conhece seu irmão mais velho, Raditz, e tal encontro resulta em sua morte. Após ser trazido de volta à vida pelas Esferas do Dragão, Goku continua a enfrentar outros inimigos ligados à sua herança genética, como Vegeta, que posteriormente se torna seu aliado, e Freeza, cujas ações levam Goku a se transformar em Super Saiyajin. Após a batalha com Freeza, o foco do enredo deixa o passado de Goku de lado e outros inimigos são apresentados no universo da série. Mais tarde, Goku treina seu primeiro filho, Gohan, para ser seu sucessor e se sacrifica em uma batalha contra Cell, uma maléfica criatura artificial. Goku retorna à Terra sete anos depois e conhece seu segundo filho, Goten. A seguir, se vê em uma batalha contra o monstro mágico Majin Boo e também enfrenta Vegeta, sob controle de Babidi. Goku consegue destruir Boo com a técnica Genki Dama e conhece a reencarnação humana de seu oponente, Oob, dez anos depois. Os dois partem em uma jornada, e Goku o treina como outro sucessor.
Na série exclusiva de anime Dragon Ball GT, que começa dez anos após Goku conhecer Oob, Goku é transformado em criança por um desejo do Imperador Pilaf. Ele, Trunks e sua neta Pan viajam pelo universo em uma aventura que culmina na batalha contra Shenlong, que ele destrói usando a Genki Dama. Goku parte com a forma original de Shenlong e aparece 100 anos depois em um torneio de artes marciais, observando uma luta entre um descendente seu com um descendente de Vegeta. Pan, já idosa, vê seu avô, mas ele parte rapidamente.

Vegeta
Vegeta surge na série como um orgulhoso príncipe da raça Saiyajin. Ele visita a Terra com Nappa com o intuito de utilizar as esferas do dragão para desejar a imortalidade. Ele quase não escapa com vida de uma batalha contra Goku. Após se recuperar, Vegeta vai até Namek para fazer um desejo com as esferas: a imortalidade. Ao chegar, Vegeta elimina vários capangas de Freeza e alguns membros das Forças Especiais Ginyu. Posteriormente, é derrotado e morto por Freeza, mas revive com um desejo feito com as esferas. Vegeta decide ficar na Terra, começa um relacionamento com Bulma e se casa com ela, tendo depois um filho, Trunks.
Anos depois, Vegeta finalmente se torna Super Saiyajin e derrota com facilidade o Andróide #19, enviado para matar Goku. Porém, mesmo como Super Saiyajin, é derrotado pela Andróide #18. Depois, Vegeta treina com seu filho Trunks e derrota Cell, que havia absorvido o Andróide #17. Porém, sua arrogância acaba por permitir que Cell absorva a Andróide #18 e alcance sua forma perfeita. Vegeta não consegue derrotar Cell e é obrigado a participar de um torneio de artes marciais criado pelo mesmo, em que ajuda Gohan a derrotar Cell em sua forma perfeita.
Sete anos depois de tais acontecimentos, Vegeta se deixa consumir pelo poder do mago Babidi, com o objetivo de se tornar mais forte do que Goku. Mas quando o monstro Majin Boo renasce como resultado da energia liberada pela luta dos dois, Vegeta o enfrenta sozinho e percebendo o erro que tinha cometido, se sacrifica tentando derrotar Majin Buu. Depois que Enma devolve a Vegeta seu corpo e o envia para Terra para derrotar Boo, ele se funde com Goku ao usar os brincos Potara, criando Vegetto, que supera a força de Boo. Eventualmente, ele é absorvido por Boo e a fusão acaba. Goku e Vegeta então recuperam os aliados que Boo absorveu, e após mais uma batalha, Boo é derrotado.
Em Dragon Ball GT, Vegeta é possuído por Baby e enfrenta Goku, mas eventualmente se separa do corpo de Baby após a destruição do mesmo. Quando Omega Shenlong surge no enredo, Vegeta se funde com Goku como Super Saiyajin 4 para formar Gogeta, que derrota Shenlong. Ao fim da série, Vegeta se despede de Goku, que lhe deixa a tarefa de proteger a Terra em seu lugar.


Gahan
Gohan é o primeiro filho de Goku e Chichi. Seu nome foi escolhido por seu pai devido ao avô adotivo de Goku, que também se chamava Gohan. Foi o primeiro cruzamento de um Saiyajin com um ser humano, o que resultou em um ser muito poderoso. Apesar da personalidade calma, sempre estudando bastante e tentando evitar lutas, na saga de Cell, Gohan chega a mais poderoso que Goku, pois é o primeiro a descobrir a transformação do Super Saiyajin 2. Na saga de Majin Boo, através do treinamento com Dai Kaioh Shin, Gohan libera todo o seu poder oculto e chega a ficar levemente mais forte que Goku na sua forma mais poderosa (Super Saiyajin 3), sem a necessidade de se transformar em Super Saiyajin. No filler Dragon Ball GT, como a Terra ficou em paz, Gohan perde a capacidade de assumir a forma mística.A esfera de 4 estrelas também é herança do avô de criação de Goku: Gohan usava-a na cabeça quando era pequeno.

Goten
Goten nasceu algum tempo depois dos Jogos de Cell e não conheceu seu pai, tendo Gohan como uma imagem paterna. Conforme crescia, Goten desenvolveu o gosto natural dos Saiyajins por batalhas e por isso não foi obrigado a estudar como seu irmão, pelo contrário, sua mãe lhe ensinou o básico da luta. Ele também se tornou o melhor amigo de Trunks e os dois frequentemente desenvolveram seus poderes enquanto "brincavam de lutinha". Com o tempo o garoto alcançou o estágio de Super Saiyajin, apesar de que isso irritou sua mãe. Aos sete anos de idade, Goten treina com Gohan para o 25º Torneio de Artes Marciais onde conhece seu pai, que consegui a permissão para passar um dia no Mundo dos Vivos. Ele participa do Torneio Juvenil e acaba em segundo lugar, perdendo para Trunks. Os dois ainda participam do Torneio dos Adultos disfarçados de um lutador que eles nocautearam. Quando Majin Boo é libertado, Goten tenta lutar contra o demônio mas acaba sendo impedido por Vegeta. Goku e Piccolo então resolvem-lhe ensinar a técnica da Fusão através da Dança Metamoru para que ele se fundisse com Trunks. Os dois rapidamente dominam a técnica e o resultado é o poderoso Gotenks. Sem ouvir as advertências de Piccolo, Gotenks parte para a batalha e acaba sendo derrotado. Goten e Trunks passam mais três dias aperfeiçoando seus poderes e depois lutam, novamente como Gotenks, contra Super Boo na Morada do Tempo. Desta vez, Gotenks consegue levar a melhor mas a Fusão acaba se desfazendo e os dois garotos são absorvidos. Dentro do corpo de Boo, o DNA de Goten é utilizado para criar anti-corpos com todos os seus poderes. Mais tarde, Goten é libertado por Goku e Vegeta e entrega sua energia ao seu pai para que ele podesse completar a Super Genki Dama. Dez anos depois, Goten se despede de Goku quando ele parte para treinar com Oob.
Na continuação exclusiva do anime, Dragon Ball GT, outros dez anos se passaram. Goten se afasta um pouco das batalhas e namora uma garota chamada Valese. Ele, Trunks e Goku partem em busca das Esferas das Estrelas Negras mas antes que Goten podesse embarcar na nave, Pan a aciona e ele fica para trás. Quando os três retornam, trazem Baby consigo e Goten acaba sendo dominado e luta contra Gohan e Vegeta. Livre, graças a Trunks, Goten ainda enfrenta o Super 17 e Omega Shenlong e entrega sua energia mais uma vez a Goku para que ele completasse a Genki Dama Universal.





Trunks

Trunks é o primeiro filho de Vegeta e Bulma. Treinou com Vegeta durante a infância, alcançando assim o nível de Super Saiyajin. Tanto Vegeta como Goku se surpreendem com o poder dele e de Goten, o segundo filho de Goku, já que ambos conseguem se transformar em Super Saiyajin.
Aos oito anos de idade, Trunks participa do Torneio Infantil de Artes Marciais, onde ganha de seu melhor amigo Goten. Em seguida, ele e Goten se disfarçam e derrotam facilmente o campeão Mr. Satan. Eles ainda participam da luta final do Torneio Adulto, enfrentando a Nº 18.
Após Goku ensinar a técnica da fusão, os dois garotos se fundem e se transformam em Super Gotenks, o Gotenks Super Saiyajin 3. Pórem, mesmo tendo poder para vencer Boo, Gotenks confia demais e acaba sendo absorvido pelo demônio. Posteriormente, Goku e Vegeta entram no corpo de Boo e salvam os garotos, além de Piccolo e Gohan, mas todos eles morrem quando Boo destrói a Terra. No final, Trunks e os outros são ressuscitados e dão suas energias para Goku exterminar Boo e salvar o Universo.






Mirai Trunks
Trunks do futuro, ou Mirai Trunks, veio de um futuro catastrófico, onde Goku morreu de um vírus cardíaco, e Piccolo, Vegeta, Tenshin Han, Yajirobe, Yamcha, Chaos e Kuririn tinham sido mortos pelos andróides 17 e 18.

Bulma
Dragon Ball
Bulma é a segunda personagem a aparecer na série Dragon Ball. No início do enredo, ela inventa um radar e parte para procurar as Esferas do Dragão, para pedir um namorado perfeito. Ao localizar uma das Esferas, ela encontra Goku. Bulma descobre que Goku ganhou a esfera de seu avô e acredita que o espírito dele está dentro da Esfera, e por isso não está disposto a entregá-la para ela. Bulma então pede a Esfera emprestada e propõe levar Goku com ela em sua jornada. A partir daí, os dois começam a procurar as Esferas restantes.
Durante a aventura, os dois formam equipe com outros aventureiros, entre eles o bandido do deserto Yamcha, com quem ela começa um relacionamento afetivo.

Dragon Ball Z
Após o ambiente da série Dragon Ball tornar-se mais sério e violento, Bulma desempenha um papel mais secundário, ajudando Goku e seus amigos com suas engenhocas, e tendo um relacionamento bastante complicado com Yamcha.
Após cinco anos de paz, uma ameaça vem para a Terra. É o irmão mais velho de Goku, um Saiyajin chamado Raditz. Após Goku morrer junto com Raditz pelo Makankosappo de Piccolo, Bulma leva o scouter de Raditz e o usa para descobrir o poder de luta dos seres humanos. Durante a batalha posterior contraNappa e Vegeta, os Guerreiros Z são mortos pelos Saiyajins e Bulma utiliza as Esferas do Dragão para ressuscitar Goku. Depois de Goku derrotar os Saiyajins, Bulma decide viajar para o planeta natal de Piccolo, Namekusei, para achar as Esferas do Dragão de lá para ressuscitar Yamcha e os outros. Na necessidade de uma nave espacial, o Sr. Popo oferece a Bulma a nave espacial que Kami-Sama tinha usado paraviajar para a Terra quando ele era um menino. Bulma faz reparos na nave com a ajuda de seu pai, e voa para Namekusei com Kuririn e Gohan.
Depois de Goku derrotar Freeza, Yamcha e os outros que foram mortos são reavividos pelas Esferas do Dragão de Namekusei. No entanto, Bulma termina seu relacionamento amoroso com ele, mas eles continuam amigos depois. Vegeta finalmente retorna à Terra, permanecendo com a família Briefs. Bulma decide ajudar ele, o desenvolvimento de um vínculo forte, conduz a um relacionamento romântico que leva ao nascimento de seu primeiro filho, Trunks. Muitos anos depois, ela daria à luz Bra, sua segunda filha.
Sete anos depois da batalha contra os andróides, Bulma ajuda Gohan fazendo um relógio que transforma automaticamente a sua roupa em um traje de "Super-Saiyaman" para que ele pudesse lutar contra o crime sem a sua verdadeira identidade a ser conhecida. Mais tarde, ela e outros Guerreiros Z se escondem no Templo Sagrado de Kami Sama do monstro Majin Boo, mas é morta quando Super Buu transforma-a em chocolate e a devora. Bulma é revivida pelas Esferas do Dragão de Namekusei, juntamente com sua família e amigos, e dá energia para Goku criar um Super Genki Dama que elimina de uma vez por todas Kid Boo.

Yamcha

Yamcha aparece pela primeira vez como um jovem bandido do deserto que se envergonha facilmente quando vê uma garota. Ele faz uma emboscada para Goku, Bulma e Oolong para roubar seu dinheiro e Cápsulas Hói-Pói. Ele consegue vencer Goku mas parte ao ver Bulma. Em uma revanche, Yamcha é derrotado mas resolve ajudá-lo para conseguir as Esferas do Dragão e desejar que sua timidez em frente as mulheres desapareça. Ao fim da jornada, ele acaba perdendo esse medo e se muda para a cidade onde Bulma morava a fim de completar o Ensino Médio. Yamcha se reecontra com Goku no 21º Torneio de Artes Marciais onde é derrotado pelo Mestre Kame disfarçado como Jackie Chun. Ele, mais tarde, se torna um estudante do Mestre Kame para participar do 22º Torneio de Artes Marciais onde, entretanto, é derrotado por Tenshin Han. Cinco anos depois, Yamcha entra no 23º Torneio de Artes Marciais e acaba sendo derrotado novamente, desta vez por Kami-Sama.
Passados quatro anos, Yamcha é morto por um Saibaiman no confronto contra os Saiyajins. Ele então vai treinar no Outro Mundo com o Kaioh do Norte para aumentar seus poderes. Após derrotar Rikum como parte do treinamento ele começa a utilizar a telepatia do Senhor Kaioh para trocar informações entre Bulma e Goku, que lutava em Namekusei contra Freeza. Ele é rescucitado 130 dias depois por Porunga e passa a morar com Bulma. Um ano mais tarde, o jovem Trunks vem do futuro para avisar a todos sobre a chegada de andróides assassinos. Yamcha passa os próximos três anos treinando duramente e durante esse tempo ele e Bulma terminam a sua relação devido a influência de Vegeta. Quando o Doutor Maki Gero e o Andróide Nº 19 aparecem, Yamcha é o primeiro a lutar contra eles. Como resultado desta batalha ele descobre que os dois conseguem absorver energia pela palma de suas mãos. Ele também cuida de Goku quando ele começa a ter uma doença em seu coração. Seguindo a aparição de Cell, Yamcha luta contra um de seus Cells Jrs. e depois auxilia Gohan no combate final contra o andróide. No futuro alternativo de Trunks, Yamcha e todos os Guerreiros Z foram mortos pelos andróides Número 17 e Número 18. Sete anos depois, Yamcha se aposenta das lutas e se torna um expectador do 25º Torneio de Artes Marciais. Porém, ele acaba sendo morto por Majin Boo mas logo volta a vida graças, novamente, a Porunga. Dez anos mais tarde, Yamcha se despede de Goku quando este parte para treinar Oob.

Kuririn
Kuririn era um monge que começou a lutar no templo aos dois anos de idade, por ser mais novo sofria na mão dos seus colegas. Quando se tornou mais velho decidiu treinar com Mestre Kame, ao lado de Goku. No início dos treinamentos tinha-o como rival, mas depois torna-se o melhor amigo de Goku.
Na fase Dragon Ball foi morto por Piccolo Daimaoh, logo após a vitória de Ten Shin Han no torneio de artes marciais sobre Son Goku. No torneio seguinte encontra-se com Piccolo, filho de Piccolo Daimaoh. E é derrotado por ele no torneio.
Em Dragon Ball Z, treinou com seus companheiros e ajudou na luta contra os Saiyajins. Algum tempo depois, viajou com Bulma e Gohan até Planeta Namekusei, para buscar as Esferas do Dragão. Kuririn e Gohan se aliam com Vegeta para enfrentar as Forças Ginyu e o terrível Freeza. Sua morte na luta contra Freeza fez com que Goku, tomado de uma ira incontrolável, se transformasse em Super Saiyajin pela primeira vez.
Depois disso, Kuririn foi ressuscitado pela segunda vez pelo Dragão Porunga. Kuririn também esteve presente na luta contra os Andróides e Cell, mesmo sendo muito mais fraco que este.Depois da vitória contra Cell, Kuririn se casou com a Andróide #18, com quem teve uma filha chamada Marron.
Na fase Majin Boo, embora não tenha participado de muitas lutas, pode-se perceber que o nível de Kuririn aumentou bastante, visto que ele treinou com a Andróide #18, tornando-muito forte, fato mostrado quando Kuririn ataca Super Boo, quando este o transforma em chocolate. Além disso ele e Yamcha vão treinar no além, e chegam até a lutar com Kid Boo.
Apesar de não ser um lutador tão forte, comparando-se aos outros guerreiros de Dragon Ball, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis.
Kuririn sempre ajudou Goku e os seus amigos em todos os combates.

Piccolo Damaioh
Natural de Namekusei, seria considerado como parte maligna de Kamisama, após este se separar de sua parte maligna, que tentou dominar o mundo. Porém este depois de um tempo foi encerrado pela técnica Mafuba dentro de um pote pelo mestre Mutaito, mestre do Mestre Kame, e ficou preso até Pilaf ter o libertando muitos anos depois. Envelhecido, ele procura pelas Esferas do Dragão para recuperar sua juventude e manda os seus filhos (criados cuspindo ovos pela boca) matarem todos os lutadores que já participaram do torneio de artes marcias para que ele não seja aprisionado novamente. Kuririn foi morto por um de seus filhos, Tamborim, e Goku vai atrás das Esferas do Dragão para ressuscita-lo. Depois de recuperar sua juventude e ter matado Mestre Kame, Chaos e Shenlong, ele vai dominar o mundo, sendo morto por Goku com a ajuda de Tenshinhan e Yajirobe. Depois disso todos os que foram mortos por Piccolo e seus filhos foram ressuscitados com as Esferas do Dragão. Antes de sua morte, ele cuspiu um ovo com um tipo de "filho-reencarnação" dentro dele, e seu filho treinou bastante para se vingar, participando do torneio de artes marciais e enfrentando Goku nas finais, destruindo o lugar inteiro e fugindo depois de ter sido derrotado.

Piccolo
Filho de Piccolo Daimaoh, assim como seu pai, seu sonho era dominar o mundo. Piccolo treinou sozinho durante três anos, quando ocorreu o 23° Torneio de Artes Marciais, pois desejava muito matar Goku, por este ter matado seu pai. No torneio, Piccolo luta com Kuririn e vence facilmente. Então, é colocado para lutar com Kami Sama, que quase o vence com o Mafuba, porém Piccolo o reverteu e prendeu Kami Sama. Piccolo foi colocado para lutar com Goku, e quase o mata. Porém Goku vence Piccolo no fim e, para a surpresa de todos, não o mata.
Aproximadamente cinco anos depois, Raditz chega a Terra e luta contra Goku e Piccolo, que se juntaram para detê-lo. Após terem tido várias dificuldades no começo da luta, Piccolo derrota Raditz com a técnica Makankosappo. Porém Goku morreu junto, já que este se sacrificou para poder vencer Raditz.Piccolo ainda detestava muito Goku, a ponto de pensar ter tido um lucro com a morte dos dois Saiyajins. Depois disso Piccolo treina Gohan (vendo seu imenso potencial) para lutar contra os outros dois Saiyajins que chegaram a Terra em um ano. Seus nomes Vegeta e Nappa. Em meio a luta contra Nappa, Piccolo se sacrifica para proteger Gohan de um ataque de Nappa e consequentemente morre. Junto com ele, Kami Sama também faleceu. Depois de morto, Piccolo foi junto com Chaos, Tenshinhan e Yamcha para o planeta do Senhor Kaiô do Norte. Pouco antes da luta final contra Freeza, Piccolo e Kami Sama ressuscitaram com a ajuda de Porunga, o equivalente de Shen Long em Namekusei.
Lá ele se fundiu com Nail, um guerreiro Namekuseijin que se encontrava à beira da morte depois de uma luta contra Freeza. Piccolo pode lutar de igual para igual contra Freeza em sua segunda forma. Porém quando o Imperador do Universo passou para a terceira forma, Piccolo foi vencido. Na saga de Cell, após ter vencido o Doutor Maki Gero, ele foi derrotado pelos Andróides 17 e 18. Piccolo e Kami Sama voltam a ser um só e após a fusão, ele se tornou o mais forte dos Guerreiros Z, durante um tempo. Pode dessa forma vencer Cell na primeira forma e ainda lutar de igual para igual com o Andróide 17. Porém em meio a luta contra 17, Cell surge ainda mais poderoso, após absorver a energia vital de muitas pessoas. Piccolo é derrotado. Posteriormente ele é obrigado a participar dos Jogos de Cell e luta contra um de seus Cells Jrs., que é morto por Gohan. Sete anos mais tarde, durante a Saga Boo, Piccolo treina Goten e Trunks para que eles dominassem a Fusão a fim de lutar contra Majin Boo. Entretanto, ele é absorvido pelo demônio mas é rapidamente libertado por Goku e Vegeta. Ele então entrega as suas energias a Goku para que ele completasse a Super Genki Dama.
Em Dragon Ball GT, Piccolo luta contra Gohan, que estava possuído por Baby. Quando a Terra começa a ser destruída, Piccolo decide ficar para trás para garantir que as Esferas de Estrelas Negras fossem destruidas. Ainda no Outro Mundo, ele vai ao inferno libertar Goku e acaba preso no lugar. Durante o episódio final, Piccolo decide governar o inferno para organizá-lo. Goku aparece dizendo que algum dia ele sairia de lá e ambos trocam um aperto de mãos.